terça-feira, 4 de março de 2014

Ucrânia: primeiro-ministro britânico envia 'mensagem clara' à Rússia

Resenha EB / Correio Braziliense / France Presse
04 Mar 2014

A Rússia deve enfrentar pressões "diplomáticas, políticas, econômicas e outras" por ter "violado a soberania e a integridade territorial" da Ucrânia

Londres - A Rússia deve enfrentar pressões "diplomáticas, políticas, econômicas e outras" por ter "violado a soberania e a integridade territorial" da Ucrânia, afirmou o primeiro-ministro britânico, David Cameron, buscando "enviar uma mensagem muito clara" nesta segunda-feira (3/3).

"O que desejamos é uma desescalada mais do que ver a Rússia continuar em seu caminho, no qual ela se comprometeu a violar a soberania e a integridade territorial de um outro país. Defender esse ponto de vista pode nos levar a recorrer a pressões diplomáticas, políticas, econômicas e outras", declarou o chefe do Governo britânico, em Downing Street, após presidir uma reunião do Conselho de Segurança Nacional.

Ele também qualificou como "muito preocupante" a eventualidade de um ultimato das forças russas aos militares ucranianos estacionados na Crimeia, estimulando-os a se entregarem sob pena de serem atacados.

Ao ser interrogado, mais cedo, sobre se o Reino Unido excluiria qualquer intervenção militar, o porta-voz do premier britânico respondeu que "apenas as soluções pacíficas e diplomáticas estão sendo estudadas".

Em Kiev, o ministro britânico das Relações Exteriores, William Hague, considerou a situação na Ucrânia como "a pior crise na Europa" desde o início do século e advertiu Moscou sobre os "custos significativos" que a intervenção militar na Crimeia pode ter.

"Há medidas de ordem diplomática que nós já começamos a tomar", declarou o ministro.

No domingo, ele anunciou a ausência de Londres nas reuniões preparatórias para o encontro do G-8, em junho, na cidade russa de Sochi.
http://www.eb.mil.br/web/imprensa/resenha?p_p_id=56&p_p_lifecycle=0&p_p_state=maximized&p_p_mode=view&p_p_col_id=column-3&p_p_col_count=1&_56_groupId=18107&_56_articleId=4815342&_56_returnToFullPageURL=http%3A%2F%2Fwww.eb.mil.br%2Fweb%2Fimprensa%2Fresenha%3Fp_auth%3D2uq9fvaI%26p_p_id%3Darquivonoticias_WAR_arquivonoticiasportlet_INSTANCE_UL0d%26p_p_lifecycle%3D1%26p_p_state%3Dnormal%26p_p_mode%3Dview%26p_p_col_id%3Dcolumn-3%26p_p_col_count%3D1%26_arquivonoticias_WAR_arquivonoticiasportlet_INSTANCE_UL0d_mes%3D3%26_arquivonoticias_WAR_arquivonoticiasportlet_INSTANCE_UL0d_ano%3D2014%26_arquivonoticias_WAR_arquivonoticiasportlet_INSTANCE_UL0d_data%3D04032014%26_arquivonoticias_WAR_arquivonoticiasportlet_INSTANCE_UL0d_javax.portlet.action%3DdoSearch#.UxXRMONdX38

Nenhum comentário: