sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Moscou negocia bases em países como Cuba, Venezuela e Vietnã

Resenha EB / Estadão.com.br
27 Fev 2014

Em meio à crise em Kiev, ministro da Defesa russo diz que estão ‘avançadas' negociações para ampliar alcance global de Moscou

O ministro da Defesa da Rússia, Serguei Shoigu, afirmou ontem que Moscou está em "negociações avançadas" para a instalação de bases militares em países como Cuba, Venezuela, Nicarágua, Argélia, Chipre, Seychelles, Vietnã e Cingapura.

Os comentários do ministro foram feitos horas após o início dos exercícios militares da Rússia perto da fronteira com a Ucrânia – um sinal da irritação de Moscou com a queda de seu aliado Viktor Yanukovich em Kiev.

"As conversas estão em andamento e estamos muito perto de assinar os documentos relativos à instalação das bases", disse Shoigu, segundo a agência russa Ria-Novosti. O Kremlin teria a intenção de aumentar sua presença permanente ao redor do mundo.

A Rússia já mantém bases militares em locais estratégicos da Eurásia, como em Tartus, na costa mediterrânea da Síria, e no porto ucraniano de Sebastopol, no Mar Negro.

O anúncio é mais um sinal da ira do governo russo com a "intromissão" de países europeus e dos EUA em uma ex-república soviética historicamente situada dentro da órbita de Moscou.

Muitos analistas, porém, questionam se a Rússia de Putin, ao contrário do império soviético, ainda tem capacidade para manter uma presença militar global – ou, em outras palavras, se Moscou ainda pode se dar ao luxo de agir como uma superpotência.

Em 2002, por exemplo, a Rússia se viu obrigada a fechar uma base no Vietnã para economizar. Shoigu, porém, justificou a expansão das instalações russas dizendo que elas servirão para dar apoio à Marinha russa, a terceira maior do mundo, atrás apenas de EUA e China. /AP
http://www.eb.mil.br/web/imprensa/resenha?p_p_id=56&p_p_lifecycle=0&p_p_state=maximized&p_p_mode=view&p_p_col_id=column-3&p_p_col_count=1&_56_groupId=18107&_56_articleId=4793940&_56_returnToFullPageURL=http%3A%2F%2Fwww.eb.mil.br%2Fweb%2Fimprensa%2Fresenha%3Fp_auth%3DycT0akAB%26p_p_id%3Darquivonoticias_WAR_arquivonoticiasportlet_INSTANCE_UL0d%26p_p_lifecycle%3D1%26p_p_state%3Dnormal%26p_p_mode%3Dview%26p_p_col_id%3Dcolumn-3%26p_p_col_count%3D1%26_arquivonoticias_WAR_arquivonoticiasportlet_INSTANCE_UL0d_mes%3D2%26_arquivonoticias_WAR_arquivonoticiasportlet_INSTANCE_UL0d_ano%3D2014%26_arquivonoticias_WAR_arquivonoticiasportlet_INSTANCE_UL0d_data%3D27022014%26_arquivonoticias_WAR_arquivonoticiasportlet_INSTANCE_UL0d_javax.portlet.action%3DdoSearch#.UxA_8ONdX38

Nenhum comentário: