sábado, 8 de fevereiro de 2014

Democracia travestida de ditadura

Resenha EB / Correio Braziliense / Ari Cunha
08 Fev 2014

Visto, lido e ouvido

Em sociedades democráticas, é livre o manifestar, assim como é livre a organização de entidades de defesa de classe. Do mesmo modo, a escolha pelo voto e a alternância no poder asseguram e dão qualidade à democracia. Mas a democracia só é plenamente alcançada sob a estrita observância das leis, o que equivale dizer que fora das normas legais não há democracia e o que impera é a lei da selva.

Desse modo, soam extremamente preocupantes as reiteradas declarações, em tom explícito de ameaças, feitas pelos dirigentes da Associação dos Praças Policiais e Bombeiros Militares do Distrito Federal (Aspra), ao longo do episódio da operação tartaruga deflagrada pela Polícia Militar a partir de outubro de 2013. Na ânsia de pressionar o GDF a conceder reajuste salarial, reestruturação da carreira e pagamento de benefícios a policiais e bombeiros na ativa e aposentados, a entidade passou a fazer ameaças diretas ao governo.

A segurança da cidade está nas mãos dessas pessoas. Portanto, o mérito e a responsabilidade como trabalhadores é inquestionável. O fato é que, por meio de uma página na internet, ou de outdoors espalhados pela cidade, a Aspra, que lidera esse batalhão, buscou, a um só tempo, intimidar o governo local, deixando a mensagem, com sua atitude, de que a população do DF está livre para ser atacada.

Não é pregando abertamente a renúncia do governador Agnelo que a classe receberá o que precisa. As eleições existem para possibilitar a troca no poder. Amedrontar a população só desperta a antipatia pela classe policial, que até hoje sempre foi vista com respeito pela população do DF. O episódio da Aspra revela um sintoma novo para o Brasil. A hipertrofia dos sindicatos frente aos governos federal e estadual. Está clara a tentativa de desestabilização do Estado de Direito. O perigo disso tudo é a volta paulatina aos tempos sombrios.
http://www.eb.mil.br/web/imprensa/resenha?p_p_id=56&p_p_lifecycle=0&p_p_state=maximized&p_p_mode=view&p_p_col_id=column-3&p_p_col_count=1&_56_groupId=18107&_56_articleId=4575222&_56_returnToFullPageURL=http%3A%2F%2Fwww.eb.mil.br%2Fweb%2Fimprensa%2Fresenha%3Fp_auth%3Dk9Vz06TA%26p_p_id%3Darquivonoticias_WAR_arquivonoticiasportlet_INSTANCE_UL0d%26p_p_lifecycle%3D1%26p_p_state%3Dnormal%26p_p_mode%3Dview%26p_p_col_id%3Dcolumn-3%26p_p_col_count%3D1%26_arquivonoticias_WAR_arquivonoticiasportlet_INSTANCE_UL0d_mes%3D2%26_arquivonoticias_WAR_arquivonoticiasportlet_INSTANCE_UL0d_ano%3D2014%26_arquivonoticias_WAR_arquivonoticiasportlet_INSTANCE_UL0d_data%3D08022014%26_arquivonoticias_WAR_arquivonoticiasportlet_INSTANCE_UL0d_javax.portlet.action%3DdoSearch

Nenhum comentário: