quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Celso Amorim: espionagem dos EUA visa recursos naturais

Resenha EB / Tribunal Hoje
26 Fev 2014

'Não é à toa que a Petrobrás e o nosso Ministério das Minas e Energia foram alvo de espionagem digital', disse o ministro da Defesa, em palestra para militares no Rio

O ministro da Defesa, Celso Amorim, relacionou o esquema de espionagens do governo de Barack Obama à competição por recursos naturais do Brasil.

"Não é à toa que a Petrobrás e o nosso Ministério das Minas e Energia foram alvo de espionagem digital", disse em palestra para militares durante cerimônia pelo centenário da Escola de Guerra Naval, no Rio.

Segundo documentos obtidos com o ex-consultor de inteligência americano Edward Snowden, a rede privada de computadores da Petrobras é monitorada. Em nota divulgada no domingo, o diretor do Departamento dos Serviços de Inteligência dos EUA, James R. Clapper, afirmou que não é segredo para ninguém que o país coleta informações sobre questões econômicas e financeiras, especialmente para proteger cidadãos norte-americanos e os interesses dos aliados da nação. Mas ele ressaltou que o governo não compartilha segredos comerciais com companhias.

A presidenta da Petrobras, Graça Foster, chegou a admitir que a possibilidade de informações sigilosas terem sido acessadas causa "no mínimo desconforto, porque não sabemos se vazou e o que vazou".

O ministro destacou os esforços da presidente Dilma Rousseff, com o respaldo da Alemanha, para criar um controle global que garanta a privacidade dos cidadãos e a segurança dos Estados. "Mas também é preciso ter presente o nexo que associa a competição por recursos naturais às intrusões eletrônicas em nossa soberania."
http://www.eb.mil.br/web/imprensa/resenha?p_p_id=56&p_p_lifecycle=0&p_p_state=maximized&p_p_mode=view&p_p_col_id=column-3&p_p_col_count=1&_56_groupId=18107&_56_articleId=4773761&_56_returnToFullPageURL=http%3A%2F%2Fwww.eb.mil.br%2Fweb%2Fimprensa%2Fresenha%3Fp_auth%3Dion3u8sF%26p_p_id%3Darquivonoticias_WAR_arquivonoticiasportlet_INSTANCE_UL0d%26p_p_lifecycle%3D1%26p_p_state%3Dnormal%26p_p_mode%3Dview%26p_p_col_id%3Dcolumn-3%26p_p_col_count%3D1%26_arquivonoticias_WAR_arquivonoticiasportlet_INSTANCE_UL0d_mes%3D2%26_arquivonoticias_WAR_arquivonoticiasportlet_INSTANCE_UL0d_ano%3D2014%26_arquivonoticias_WAR_arquivonoticiasportlet_INSTANCE_UL0d_data%3D26022014%26_arquivonoticias_WAR_arquivonoticiasportlet_INSTANCE_UL0d_javax.portlet.action%3DdoSearch#.Uw5yf-NdX38

Nenhum comentário: