sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Alerta na Rússia

Clipping MP / Correio Braziliense
- 31/01/2014

Moscou e Nova Delhi — O banco central da Rússia emitiu comunicado ontem informando que fará intervenções ilimitadas no mercado de câmbio, caso o rublo, a moeda do país, afaste-se das metas previstas. O BC russo utiliza um sistema de flutuação “suja”, por meio do qual interfere nos negócios quando a taxa de câmbio se aproxima do limiar de 7 rublos por uma cesta de moedas composta por dólares e euros.

A moeda russa vem sofrendo forte pressão de baixa no âmbito da crise que passou a afetar os mercados emergentes a partir da decisão do banco central norte- americano de reduzir o programa de estímulos à economia. O BC russo quer mudar o regime cambial para flutuação livre até o início de 2015, mas a desvalorização de 6% do rublo, somente neste ano, já levou o ministro da Economia, Alexei Ulyukayev, ex-membro do banco central, a pedir que os planos sejam adiados.

Também sofrendo os efeitos do turbilhão financeiro, a Índia prometeu adotar todas as medidas necessárias para garantir a estabilidade no mercado financeiro local. Até agora, a rúpia indiana não tem sido alvo de um intenso movimento de venda, similar ao que atinge as moedas de países como Argentina, Brasil e África do Sul. Mas o governo prometeu manter-se vigilante.

“A economia da Índia está mais bem preparada para as consequências, caso haja alguma, da redução dos estímulos”, informou o Ministério das Finanças em comunicado. “Tomaremos as medidas necessárias, quaisquer que sejam elas, para garantir que haja estabilidade nos mercados financeiros.”
http://clippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2014/1/31/alerta-na-russia/?searchterm=

Nenhum comentário: