quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Educação: o caminho do sucesso

Clipping MP / Correio Braziliense / Ana Lúcia Gazzola
- 18/12/2013

Nada menos do que 149 medalhas de ouro, 253 de prata e 1.199 de bronze conquistadas pelos estudantes mineiros. Esse foi o resultado campeão da edição 2013 da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Em nove Olimpíadas, competição que é a maior do país, reunindo 20 milhões de estudantes por ano, Minas Gerais venceu sete — tanto no número total de medalhas, quanto em medalhas de ouro. Foram, desde 2005, mais de 7 mil medalhas, além de 60 mil menções honrosas.

A posição de Minas é reflexo da dedicação de alunos matriculados num sistema público de ensino que preza cotidianamente a qualidade. Além do primeiro lugar no ranking das Olimpíadas, os números do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), do Ministério da Educação, colocam, nas duas últimas avaliações, a educação mineira entre as melhores do país. Nossa rede estadual alcançou índice 6,0 no 5º ano, sendo a primeira do Brasil a atingir essa marca, compatível com a de países desenvolvidos.

O êxito mineiro também tem sido atestado em várias outras importantes avaliações, tais como o relatório De Olho nas Metas (Todos pela Educação), o estudo Excelência com Equidade (Fundação Lemann) e a Prova ABC (Todos Pela Educação). Além, é claro, dos resultados obtidos anualmente pelo Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Básica (Simave). Acreditamos que o estado alcançou esse alto patamar porque não teve medo de ousar.

Fomos pioneiros ao garantir, ainda em 2004, vagas para as crianças com seis anos na escola. Em seguida, criamos um sistema de avaliação que fez uma radiografia de nossos alunos e nos permitiu criar estratégias de aprendizagem certeiras. Também introduzimos em 2007 um inovador programa universal de alfabetização. Hoje, graças ao Programa de Intervenção Pedagógica (PIP), quase 90% dos alunos leem, escrevem e interpretam em nível recomendável aos oito anos de idade. Em 2006, estava abaixo dos 50%.

Se a ousadia é a marca do passado e razão das conquistas atuais, ela é também a motivação para o futuro. Sabemos que o ensino médio continua a desafiar boa parte do mundo, por não despertar interesse nos alunos. Para reverter essa situação, Minas começou a implementar, em 2012, o Reinventando o Ensino Médio. Um programa que muda a concepção do curso para transformá-lo em percurso individualizado, com disciplinas optativas, tutoria, temas transversais e atividades extraclasses.

Em 2014, o Reinventando chegará a todas as escolas estaduais de ensino médio. As mudanças começam com o aumento da carga horária para permitir a oferta de disciplinas voltadas para áreas de empregabilidade. Essas disciplinas não são profissionalizantes, mas vinculam conhecimento à realidade cotidiana. Dessa forma, incentivamos a abertura de perspectivas para o trabalho e para ações empreendedoras. Assim, com o Reiventando, o aluno percorre, simultaneamente, dois caminhos: além dos conteúdos universais que lhe permitirão chegar ao ensino superior, contará com habilidades básicas para atuação no mercado de trabalho. O poder dessas novas disciplinas para atrair e mobilizar os jovens já é visível na nossa rede.

A construção do sucesso também passa, sem dúvida, pela valorização profissional dos professores e demais profissionais de ensino. Hoje, o salário inicial para um professor que possui licenciatura plena na rede estadual é 54,78% acima do piso nacional. Com os benefícios, a folha de salários da educação subirá de R$ 6,2 bilhões em 2010 para R$ 10,7 bilhões em 2014. Um crescimento de 72,5% para uma projeção de inflação acumulada de 26,2%, segundo o IPCA/IBGE, divulgado em junho de 2013.

Falamos muito em matemática, mas temos consciência de que, em educação, muita coisa importante não pode ser contabilizada. Nossa satisfação não é fruto apenas dos números que levam os estudantes ao pódio. Mas da certeza de que, nas salas de aula de Minas, eles têm estímulos para aprender cada vez mais e melhor.
http://clippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2013/12/18/educacao-o-caminho-do-sucesso/?searchterm=

Nenhum comentário: