quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Dilma: Brasil será líder em plataformas

Clipping MP / O Globo / Letícia Lins
- 18/12/2013

Presidente diz que somente em Libra serão necessárias até 18 unidades

IPOJUCA, Pernambuco - A presidente Dilma Rousseff prometeu ontem que o Brasil será o maior produtor de plataformas para exploração de petróleo do século XXI, em discurso na cerimônia de conclusão da plataforma P-62, no Estaleiro Atlântico Sul, em Suape, a 51 quilômetros de Recife. Com 63% de conteúdo nacional, é o nono equipamento entregue pela indústria naval brasileira este ano. Segundo a Petrobras, a plataforma começa a operar no primeiro trimestre de 2014.

A P-62 deverá atuar no Campo de Roncador, no pós-sal da Bacia de Campos. Ela tem capacidade para produzir 180 mil barris de petróleo e 6 milhões de metros cúbicos de gás por dia. A construção gerou 5 mil empregos diretos e 15 mil indiretos.

A presidente Dilma lembrou que até a década de 1980 as empresas do setor viviam um período muito difícil e, hoje, geram 79 mil empregos rio país.

— O Brasil vai precisar de muita plataforma daqui para frente. Com a exploração do petróleo do pré-sal ganhando velocidade, o país vai se transformar necessariamente no maior produtor de plataformas de petróleo do século XXI — afirmou.

Segundo Dilma, somente em Libra serão necessárias de 12 a 18 plataformas.

A presidente também vistoriou as obras da Refinaria Abreu e Lima, que devèria contar com recursos da estatal venezuelana PDVSA. A parceria nunca se concretizou. A obra já foi questionada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) por superfaturamento. Deveria ter sido concluída em 2011, mas o cronograma foi alterado para 2014.
http://clippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2013/12/18/dilma-brasil-sera-lider-em-plataformas/?searchterm=

Nenhum comentário: